Disciplina - Arte

Jornal na Escola

Nome do autor: Ivanir Bernardi Gnoatto
E-mail para contato:
ivanir@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola:
CEEBJA
Município / Estado:
Francisco Beltrão/ Paraná
Conteúdo:
O Jornal em tempo Real
Série:
Ensino Médio

Justificativa

O CEEBJA- Centro Estadual Integrado de Educação Básica para Jovens e Adultos de Francisco Beltrão – PR, recebe o Jornal local “Jornal de Beltrão”, todas as quintas feiras para serem distribuídos para os alunos, com o intuito de informá-los em tempo real. É uma iniciativa do Rotary Clube do Bairro Vila Nova de Francisco Beltrão com o Jornal da cidade para manter os alunos informados em tempo real naquele dia. Sabemos que o Jornal é um importante meio de comunicação. E, através dele tomamos conhecimento de muitos fatos e também de muitas notícias importantes que acontecem diariamente no nosso município, no Estado e no País. Diante disso sentimos a necessidade de trabalhar o Jornal em sala de aula na disciplina de arte como uma forma de motivar os alunos à ler e produzir suas próprias manchetes e notícias a partir das matérias selecionadas e organizadas, usando como referencia o Jornal de Beltrão – que é diário. O Projeto “Jornal na Escola:cultura e conhecimento”, visa envolver os alunos jovens e adultos do Ensino Médio do Ceiebja, em leitura de textos, análise de reportagens, conhecimento nas entrevistas, criando um ambiente de cultura e conhecimento na sala de aula onde os alunos passam a ser não só leitores mas também produtores, editores e redatores do Jornal na escola.

Objetivos Específicos

  • Produzir uma ou duas páginas de jornal;
  • Despertar o estimulo e a criatividade na produção artística e cultural;
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa do aluno através da escrita.

Desenvolvimento e avaliação:

Foram apresentados aos alunos o Jornal de Beltrão – diário, para que eles lessem e explorassem a estrutura das matérias, dos temas, das manchetes e das páginas do jornal.
Primeira etapa: - escolher os temas abordados no jornal, fazer a análise e opinar quando necessário, refazer o texto conforme entendimento;
Segunda etapa : além do jornal, buscar subsídios de imagens em livros e revistas para melhor representar o conteúdo trabalhado.
Terceira etapa : Montagem; produção de textos, colagens, manchetes; pintura, desenhos, cartuns, charge, para melhor ilustrar cada produção.
Quarta etapa: trabalho pronto, apresentado para a turma em sala de aula , para depois expor o trabalho no saguão da escola;
Obs.: O trabalho”Jornal na Escola:Cultura e Conhecimento” foi lido por muitos alunos, professores de outras disciplinas. Foi uma experiencia muito importante para os alunos da EJA, portanto os jornais impressos serão sempre bem vindos, lidos e trabalhados em sala de aula.

Considerações Finais

Produzir e executar uma página de Jornal na escola contendo:
primeira ágina- as Manchetes ; e segunda página - as matérias desenvolvidas a partir das leituras feitas do jornal e revistas e sobre algumas atividades pedagógicas realizadas na nossa escola.
A participação dos alunos Jovens e Adultos trabalhadores do Ceiebja, na produção do Jornal na Escola, alem de desenvolver as habilidades artísticas, também conseguiu motivá-los a ler, pesquisar, interpretar, sugerir, criticar, escrever, produzir e corrigir suas próprias ações, almejando assim bons resultados no processo de ensino e aprendizagem.

Referências

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Edducação Básica. Curitiba: Seed, 2009.
JdeB.jornaldebeltrao.com
PPC-CEEBJA-Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, 2012.


Imagens enviadas pelo professor Ivanir Bernardi Gnoatto

imagens de uma sala de aula

resultado de trabalho

Recomendar esta página via e-mail: