Disciplina - Arte

Oficina de desenho

Apresentar diversas imagens e técnicas de desenho.

Prática:

Oficina de desenho (algumas sugestões):

a. Desenho cego de observação: uma forma divertida de realizar essa atividade é com pedaços pequenos de papel que caibam em bolsos de paletó. Os alunos vestem o paletó e desenham algo que estejam observando. O desenho é, porém, feito dentro dos bolsos, direito e esquerdo ao mesmo tempo.

b. Desenho com os olhos vendados: sem ver o que estão fazendo, os alunos devem fazer seu auto-retrato duas vezes, primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda. Em seguida, ao verem o resultado, devem transferir os elementos mais "estranhos" dos dois desenhos para um produto final.

c. Retrato falado: o professor, ou um aluno, descreve alguém e os outros devem fazer seu retrato.

d. Desenho com as garras: colar com fita adesiva pedaços de giz de cera e carvão nas pontas dos dedos e propor que os alunos façam os desenhos com todos os 10 dedos. É interessante fazer isso com uma música de fundo e variá-la.

e. Desenho do vazio: observar o espaço vazio entre os objetos da sala ou entre as casas e os prédios na rua e desenhar estes espaços e não os objetos.

Bibliografia
Estas sugestões de oficina são adaptações de alguns dos mais de 60 trabalhos relatados por Anna Marie Holm em "Fazer e Pensar Arte", publicado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.


Essa atividade foi extraída da aula "Oficina de desenho" da professor Valéria Peixoto de Alencar.
Disponível em: UOL Educação. Acessado em: 03/03/2017. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: