Disciplina - Arte

Pandeiro

ícone para acesso a imagem do pandeiro.
Instrumentos musicais - pandeiro


ícone para acesso ao vídeo sobre o pandeiro.
Instrumento com estilo


ícone para aúdio do pandeiro.
Som do pandeiro
Pandeiro é um instrumento musical de percussão composto de uma armação em formato de um aro com uma pele esticada. Não forma uma caixa, pois não é fechado embaixo.
Por aqui, o pandeiro é muito comum no samba e normalmente tocado com as mãos. É um dos instrumentos mais característicos de nosso carnaval.

História:


Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na Ásia, África e Europa, havendo, no entanto, a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo. O seu uso manteve-se até à atualidade na maioria das regiões do mundo chegando a alcançar orquestras, na execução da ópera Preciosa, de Weber.
No Brasil, quando surgiu o choro, no final do século passado, o pandeiro veio dar o toque final ao ritmo marcante e brejeiro, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro.
De início, os pandeiros eram fabricados de forma simples, sem apuro técnico. Hoje, alguns fabricantes se esmeram na sua confecção, utilizando membrana de pele de cabra para se conseguir, no pandeiro, os sons graves do surdo e platinelas de metais nobres para se alcançar um som brilhante e preciso.

O instrumento:


Os pandeiros mais utilizados têm diâmetro de 10 polegadas, porém eles existem também com diâmetro de 10.5, 11 e 12 polegadas. Conforme o tamanho do aro, o número de platinelas varia de 5 a 10 pares.



Fonte: www.presenteparahomem.com.br / acesso em 05/05/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: