Disciplina - Arte

Criando instrumentos musicais

O texto Música - origem pode ser utilizado como ponto de partida.

Imagens de instrumentos musicais variados.

Sucata: garrafas pet, latas de vários tamanhos, mangueiras, funis, tubos e caixas de papelão, chinelos velhos, elásticos de vários tamanhos (é interessante que os alunos tragam de casa).
Para detalhes e acabamento: sementes, grãos, pedras, fita adesiva, cola, tinta.

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto.

2) Estudo das imagens de diferentes instrumentos musicais (se houver instrumentos na escola, ou se algum aluno tiver em casa, é interessante vê-los de perto e conhecer o som que produzem).

3) Os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (devem ser construídos instrumentos variados).

Atividade
As propostas apresentadas abaixo são conhecidas. A partir delas, o professor deve incentivar a criatividade dos alunos. Com a estrutura montada e o instrumento pronto, todos devem pintar e decorar seus trabalhos, tomando o cuidado de que os detalhes não interfiram na qualidade do som a ser obtido.

Exemplo de instrumento de sopro:

Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.

Exemplo de instrumento de corda:

Tensione um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.

Exemplos de instrumentos de percussão:

São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha.

Sugestões de livros
A música dos instrumentos - das flautas de osso da pré-história às guitarras elétricas. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
Sturrock, Susan. Dicionário visual de música. São Paulo: Global, 2000.


Essa atividade foi extraída da aula "Criando instrumentos musicais" da professor Valéria Peixoto de Alencar.
Disponível em: UOL Educação. Acessado em: 03/03/2017. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: