Disciplina - Arte

Arte Africana: Conhecimento e Valorização

Nome do autor: Ivanir Bernardi Gnoatto
E-mail para contato: ivanir@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: CEIEBJA
Município / Estado: Francisco Beltrão / Paraná
Conteúdo: Arte Africana
Série: Ensino Médio
Justificativa
Na busca por uma proposta teórica metodológica com os alunos Jovens e Adultos do CEIEBJA de Francisco Beltrão, foi realizado um Projeto através de uma dinâmica que envolvesse os alunos e os atraísse para uma discussão mais abrangente sobre a “Arte Africana”.
Utilizamos vários recursos adequando-os à diferentes métodos que possibilitassem a eles, acompanhar o conteúdo sob diferentes olhares, permitindo uma visão global sobre o tema estudado. E, portanto, sendo avaliados em todas as etapas das atividades realizadas.
Conteúdo e Objetivos
Para iniciar o trabalho, foram apresentadas as Leis que envolvem esse tema, sendo a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 e também os objetivos do Projeto “Arte Africana: Conhecimento e Valorização”, dos quais destaco:
  • Mostrar aos educandos através da realização das atividades as possibilidades de desconstruir as imagens negativas sobre o continente africano, valorizando sua contribuição para o povo brasileiro.
  • Desconstruir os aspectos negativos sobre o povo afro brasileiro no sentido de criar novas relações de convivência e combate ao preconceito racial.
  • Construir uma nova imagem sobre a Arte Africana, o negro, transformando a Escola num ambiente de respeito às diferenças.
Desenvolvimento
Inicialmente foi priorizado o método interrogativo como forma de explorar o conhecimento e a linguagem oral de cada educando, colocando-os como protagonistas do seu aprendizado, como forma de valorizar seu conhecimento e seu saber, e na sequência, a valorização e o respeito na produção de cada aluno.
Foi oportunizada a reflexão aos alunos a partir das respostas dadas no primeiro questionamento através de uma aula expositiva. Essa proposta era fundamentada na dialética do conhecimento de Paulo Freire, que diz:... “sem o diálogo não há comunicação e sem esta não há a verdadeira educação”. (FREIRE, p.83,1987). O qual Sempre defendeu que a escola pode deixar de ser um espaço de reprodução do conhecimento para ser o espaço de criação e recriação do conhecimento.
Como forma de assegurar a compreensão aos educandos sobre a Arte Africa usos e costumes e para ampliar seu conhecimento, realizou-se uma pesquisa sobre o continente africano no laboratório de informática Paraná Digital da escola. Em seguida os alunos apresentaram suas pesquisas em plenária para o grande grupo, como forma de estabelecer o intercâmbio de informação sobre o tema proposto.
Finalmente, para constatar se os alunos conseguiram ressignificar os valores sobre a África e a Arte Africana e para promover a conscientização contra a o preconceito racial foi solicitado como produto final à produção de um trabalho Artístico sobre a Arte Africana, adereços e vestimentas . Essa produção foi realizada no prazo de três aulas sendo os alunos orientados individual e coletivamente.
O referencial lúdico nessa atividade se fundamenta no aspecto livre e criativo de interação entre os educandos, apresentado em Rubens Alves que diz “O lúdico se baseia na atualidade, ocupa-se do aqui e do agora, não prepara para o futuro inexistente. Sendo o hoje a semente de qual germinará o amanhã, podemos dizer que o lúdico favorece a utopia, a construção do futuro a partir do presente”. (ALVES, 1987).
Metodologia
Os alunos da EJA do Ensino Médio puderam registrar sua criatividade e imaginação na construção de um trabalho artístico, que teve os seguintes passos:
PRIMEIRO: Foi exposto a proposta “Arte Africana- conhecimento e valorização”, foram feitos alguns questionamento sobre o tema ; em seguida criou-se um circulo de debates sobre o assunto o, onde os alunos expuseram o seu conhecimento sobre o país Africano , sua gente e a contribuição para a formação étnica do nosso país.
SEGUNDO: diante do pouco conhecimento sobre o tema , os alunos foram pesquisar no laboratório de Informática Parana Digital da escola de Jovens e Adultos – CEIEBJA, onde puderam aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.
TERCEIRO: Os alunos apresentaram os trabalhos de pesquisa para o grande grupo, ampliando assim os conhecimentos e tomando consciência da valorização desse povo e pela contribuição dos mesmos na construção do povo brasileiro.
QUARTO: O trabalho artístico escolhido foram: “Roupas Africanas e adereços”. As roupas africanas são conhecidas pela variedade de estampas decorativas e pelas cores vivas. O "caftan" ou "kaftan", por exemplo, é uma veste longa com ou sem mangas que hoje é geralmente usado por mulheres. Antigamente, entretanto, os homens africanos também o usavam normalmente. . O termo "caftan" tornou-se uma palavra genérica e é usado em toda a África e em outras partes do mundo.
QUINTO: apresentação do material a ser usado para o trabalho: telha ou “goivas”, tinta, pinceis, lixa, cola, tinta base, verniz, produto de decoupage, e tesoura.
SEXTO: o trabalho artístico foi executado e exposto no saguão da escola para apreciação de todos os alunos da Escola.
Considerações finais
No projeto: Arte Africana: Conhecimento e Valorização, foi oportunizado aos alunos do Ensino Médio a realização das atividades propostas inerente ao tema . Esse foi um dos grandes desafios do projeto com os alunos da EJA. Pois a maioria deles trabalham, tem uma rotina cansativa e por isso, valorizam o estudo e querem aprender.
A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana. A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África ao longo da história.
Referências
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA DISCIPLINA DE ARTE, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008.
PPC – CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, 2012.
http://www2.luventicus.org/mapaspt/africa. Acesso em: 14/10/2016
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm . Acesso em: 14-10-2016
ALVES, R. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Imagem enviada pelo professor Ivanir Bernardi Gnoatto

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