Disciplina - Arte

Relato: Arte contemporânea, Intervenção e a artista Mônica Nador

Nome do Autor: Daiane de Souza Campanholi
Instituição / Escola: Colégio Estadual Osório Duque Estrada
Município / Estado: Diamante do Sul-PR
Conteúdo: Arte contemporânea, Intervenção e a artista Mônica Nador
Série: Ensino Médio
Data enviada: 22/02/2014
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1 Objetivos

Compreender a arte contemporânea (o conceito, a estrutura da produção e a noção de intervenção) por meio da análise/leitura das obras da artista Mônica Nador, com o intuito de fazer o aluno aplicar esse conhecimento em sua realidade, estetizando-a.

2 Número de horas-aula estimado

3 aulas

3 Justificativa

A arte contemporânea está mais próxima da realidade do aluno. Esta proximidade entre arte e público levanta questionamentos, toca os sentidos, provoca reflexão. De acordo com as Diretrizes Curriculares Arte (2008), a arte funciona como fonte de humanização dos sentidos, provoca nos alunos um olhar crítico, uma interpretação de sua realidade para além das aparências, consequentemente criando uma nova realidade. A artista Mônica Nador, com seu trabalho de intervenção nas paredes e muros de casas da periferia de São Paulo (Paredes Pinturas), busca justamente esta aproximação, envolve e aproxima arte e comunidade, tornando possível o acesso `a arte ao público em geral. Partindo da transformação do lugar e explorando o potencial transformador da arte, objetiva, com isso, a democratização da arte.

4 Encaminhamento

Baseado na pedagogia histórico-crítica, inicia-se a aula com um questionamento relacionado ao conteúdo (o que é a arte contemporânea e onde podemos encontrá-la?), para que os alunos reflitam e deem respostas ao questionamento. Na sequência, deve-se realizar um debate orientado pelo professor. A partir disso, será exposto o conteúdo de ensino, que também deve iniciar com um questionamento para depois ir para a realidade do aluno. Ao final desse processo de ensino e aprendizagem, espera-se que o aluno volte a sua realidade e, munido de conhecimento, intervenha nela de modo significativo.
Tendo em vista o fundamento metodológico das Diretrizes Curriculares Arte (2008), esta atividade contemplará três momentos do ensino da arte: Teorização - para conceituar, contextualizar e caracterizar a arte contemporânea, por meio da intervenção e a poética e produção da artista brasileira Mônica Nador e o projeto JAMAC; Sentir e perceber ou fruição - leitura de obras da artista, destacando forma, técnica, processo de criação, conteúdo e o significado social do trabalho artístico; Trabalho criador - a produção artística dos alunos (proposta: os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas, deverão realizar um estudo de forma, cor, considerando repetição, sobreposição, justaposição, ritmo visual, para aplicar a técnica/impressão de pintura em stêncil nos muros da escola).

5 Relações interdisciplinares

Esta atividade tem relação com as disciplinas de História e Sociologia, pois abrange o contexto histórico contemporâneo e as relações com a sociedade contemporânea.

6 Aprendizagem esperada

Espera-se que o aluno compreenda o significado das artes visuais na sociedade contemporânea e reconheça a si mesmo como criador e produtor de trabalhos em artes visuais, inserido em determinado tempo e espaço.

7 Referências consultadas

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editora, 1999. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2835&cd_item=1&cd_idioma=28555>. Acesso em: 14/01/2014.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Curitiba: Seed, 2011.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte. Curitiba: Seed, 2009.
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