Sequência de aulas - Eu e a mídia - Passo a passo
3ª Aula
Nessa aula, usando uma folha A3 sulfite ou canson, o professor deverá orientar sobre como desenhar a estrutura básica de um rosto – de preferência com lápis 4B e suavemente - para montagem do autorretrato, preparando a estrutura para posterior colagem das imagens selecionadas e recortadas. (Ver sugestão de orientação de como desenhar a estrutura de um rosto no anexo do arquivo em PDF.)Como se trata de um autorretrato, cada aluno deverá dar suas características à estrutura de seu rosto, percebendo e dando ao desenho o formato de seu rosto.
Com a estrutura do rosto pronta, as imagens recortadas deverão ser compostas na folha, próximas umas das outras, formando os autorretratos – olhos, boca, nariz, cabelo etc. Explique aos alunos o que é composição.
Composição: É a possibilidade de mover figuras no espaço até encontrar-lhes o local mais adequado. Para a realização da composição, não é suficiente apenas conhecer e dominar suas principais regras (equilíbrio, harmonia, contraste, simetria e assimetria, entre outros), mas reconhecer o conteúdo das figuras. Assim, conforme a disposição destas na superfície, os conteúdos podem ser ora reforçados, ora enfraquecidos ou mesmo anulados e, muitas vezes, ser inteiramente subvertidos em seus significados primeiros.
Resgatar com os alunos, nesse momento, a primeira atividade e o poema Eu Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, para que o autorretrato apresente as características das anotações e da discussão do poema. Para isso, releia o poema com os alunos e peça para que releiam as características registradas na primeira atividade, para estimular que a imagem a ser criada retrate esses dois momentos.
Quando o aluno tiver certeza da escolha da composição do autorretrato, fará a colagem das imagens. Para isso, os alunos, no ato de colar, deve buscar uma total aderência da figura recortada ao suporte, de modo a dar impressão de que a figura está ali, “quase que impressa”. O cuidado com o uso da cola é essencial nesse momento para que a folha não enrugue ou descole depois de seca.
Peça para que os alunos registrem as explicações sobre composição e colagem para utilização em outras aulas..
4ª Aula
Na quarta aula completamos os espaços vazios (no rosto, pescoço etc.). Esses espaços devem ser preenchidos com lápis de cor, giz de cera ou outro material escolhido pelo professor.Com o autorretrato pronto, apresentar o movimento artístico Pop Arte, pedindo para que os alunos relacionem as características de seu autorretrato com o movimento Pop Arte a partir do estudo dos textos sobre o tema presentes no Livro Didático Público de Arte, páginas 87 a 97 (PARANÁ, 2006).
Recursos complementares:
A seguir, alguns recursos que podem ser utilizados para complementar a aula.
Filme: Os delírios de consumo de Beck Bloom – Trechos do filme onde é possível analisar as razões e o prazer no ato de comprar, o fetiche. Disponíveis em: <http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=12524>; <http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=12060>; <http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=12063>
Vídeo: O Bom Consumidor – Realizar análise do vídeo e comparar com trecho de filme apresentado anteriormente. Disponível em: <www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17604>
Texto: Publicidade e Propaganda no ambiente Sociologia. Disponível em: <http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=345>
![]() Dê sua opinião |
![]() Envie sua aula |