Disciplina - Arte

Proposta: Arte Paranaense

Nome do autor: Silvia Flores Penharbel
E-mail para contato: silviaflores3@yahoo.com.br
Instituição / Escola: CEEBJA
Município / Estado: Apucarana - PR
Conteúdo: Elementos Formais: Forma, Textura, Luz, Cor.
Composição: Figurativa e Bidimensional
Gênero: Paisagem
Técnica: Pintura
Movimentos e períodos: Arte Paranaense
Série: Fundamental da EJA
Data do envio: 10/11/2010
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim, imagens.








Proposta

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de “O uso softwares Educacionais na rede (GIMP)”, sob orientação dos docentes e assessores pedagógicos, da Equipe do CRTE, do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, do estado do Paraná.

Objetivo

A presente proposta tem o objetivo de oportunizar ao aluno da EJA o uso do Software Gimp, para auxiliar criações de trabalhos artísticos, manipulando suas próprias fotos, proporcionando uma nova maneira do fazer artístico. O relato também visa mostrar que o Gimp é uma ferramenta interessante na produção de trabalhos artísticos, uma vez que disponibiliza diversos meios para o aluno modificar suas fotos, ou mesmo criar seus próprios desenhos.

Metodologia

Antes do contato com o software, os alunos tiveram uma aula teórica, sobre a Arte Parananense, envolvendo com o uso da TV Multimídia, juntamente com o livro didático do Ensino Médio capítulo 15. Nesta aula, as obras escolhidas para leitura e análise foram do artista Alfredo Andersen. Além das obras originais do artista, apresentou-se para os alunos algumas obras do artista modificadas com o auxílio do software GIMP.
Após a leitura, análise e reflexão das obras e do conteúdo proposto, os alunos foram levados ao laboratório de informática e receberam a seguinte proposta:
01- Escolher uma imagem no portal dia a dia que aborde o tema paisagem do artista Alfredo Andersen.
02- Abrir o programa GIMP e, por meio dele, manipular as imagens utilizando a ferramenta filtros, entre outras, inserindo efeitos, modificando a composição e interferindo nos elementos visuais como a luz, a cor, as formas.
03- Após o exercício, o aluno apresentará a imagem original e a modificada, para efeito de comparação das mudanças visuais obtidas.
Nessa aula, o aluno poderá perceber que, a partir do software, é possível trabalhar com várias ferramentas, desenvolvendo novas maneiras de criar um trabalho artístico.

Avaliação

Pensando na concepção de avaliação como diagnóstica e processual, e, na Arte como uma disciplina que gera conhecimentos, expandindo a capacidade de criação, a disciplina deve possibilitar o trabalho com o novo, numa dimensão criadora e criativa que envolva o ensino e a aprendizagem.
Dessa forma, se estabelecerá o verdadeiro sentido da avaliação que é de acompanhar o desempenho no presente, orientar as possibilidades de desempenho futuro e mudar as práticas insuficientes, apontando novos caminhos para superar problemas e fazer emergir novas práticas educativas.

Bibliografia

MARTINS, Mirian Celeste e outros. Mediação; provocações estéticas. Universidade Estadual paulista-Instituto de Artes. Pós-graduação, vol.1, n.1, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Cultura. Alfredo Andersen.Caderno de Artes Plásticas I. Curitiba,1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. LDP: Livro didático público de Arte. Curitiba, 2006.
OLIVEIRA, Ronaldo. Arte, leitura e seu ensino: Possibilidades Diversificadas Pedagógicas em sala de Aula, UEL, 2008.
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