Disciplina - Arte

Proposta: Arte Contemporânea

Nome do autor: Patrícia Midori Sawamura
E-mail para contato: patmidori@hotmail.com
Instituição / Escola: Colégio Estadual Antonio Garcez Novaes
Município / Estado: Arapongas - Pr
Conteúdo: Arte Contemporânea
Série: 8ª Série
Data do envio: 5/11/2010

Proposta de Atividade


Esta proposta foi elaborada como requisito da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob a orientação do assessor pedagógico da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, Adilson Fernandes da Cruz, com apoio dos assessores pedagógicos Fernando Pinheiro e Keli Cristina Farias, do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, do estado do Paraná.

­A proposta dessa experiência visa tornar mais familiar ao aluno a Arte Contemporânea. Sendo a reeducação do olhar uma das tarefas necessárias à disciplina de Arte, será oportunizado ao aluno desfazer estereótipos, estabelecer conexões, aprender a aprender, capacitando-a à experimentação do fazer artístico, por meio de uma das novas linguagens que surgiram com a Arte Contemporânea: a intervenção.

Encaminhamentos


Inicialmente será proposta uma reflexão a respeito do próprio significado de contemporâneo, contextualizando-o em seu próprio tempo: “O que é contemporâneo?”, “O que é contemporaneidade?”.
Em seguida, por intermédio de um mapa conceitual serão expostas, aos alunos, outras linguagens que surgiram com essa nova estética, a instalação, a intervenção, a videoarte, o objeto e a performance, bem como a poética para ampliar o repertório do aluno, buscando que este atribua significações que deem sentido à expressão estética tanto dos artistas que ele conhecerá, como para o seu fazer artístico. As obras de alguns artistas como Joseph Beuys, Cildo Meireles, Leonilson, Guto Lacaz, Hélio Oiticica, Jenny Holzer, entre outros, serão apresentadas por meio de imagens na TV Multimídia, com o objetivo de que, em conjunto, possam fazer uma leitura inicial das obras e assim discuti-las.

Caberá ao aluno conhecer outras produções de artistas contemporâneos, através de uma pesquisa, registrando suas impressões. Pretende-se, ainda, que a partir do mapa conceitual apresentado pela professora o aluno acrescente uma imagem para cada linguagem da Arte Contemporânea. Ao final dessa experiência, em grupos, os alunos farão intervenções em diversos locais da escola, vivenciando esse processo criativo, convocando o olhar de todos para o que não foi observado anteriormente.

Referências


BUENO, Luciana Estevam Barone. Metodologia do ensino das artes – Linguagem das Artes Visuais. Curitiba: IBPEX, 2008.
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.

Imagem enviada pela professora Patrícia Midori Sawamura

Recomendar esta página via e-mail: